Personal Learning Eviroment

Bem vindos ao meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE).

Pretendo fazer deste espaço um espaço de trabalho e aprendizagem colaborativa e individual.

A imagem de fundo do meu PLE tenta espelhar este mesmo objectivo, pois tradicionalmente, na minha terra, um copo de vinho é bebido sozinho, cada um bebe o seu, mas só podemos desfrutar plenamente desta bebida e deste ritual se estivermos na companhia uns dos outros, promovendo a partilha, a troca de ideias e a coesão.

Este PLE surge no âmbito da unidade curricular de Integração curricular das TIC e tem como objectivos principais a reflexão e a partilha de informação e conhecimento.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Integração Curricular dos Personal Learning Enviroment (PLEs) na disciplina de Psicologia B 12º Ano".

Realizado um trabalho reflexivo sobre as potencialidades dos PLE e outro sobre a integração das TIC no programa curricular da disciplina de Psicologia B 12º ano pareceu  claro dar o passo mais lógico e realizar um trabalho mais aprofundado e reflexivo sobre a integração dos PLE no programa curricular das TIC.

Eu e os restantes elementos que compõem o grupo de trabalho onde estou integrado (António Ribeiro, Rui Santos, Fátima Romão, Vera Fonseca) tomamos esta opção relativa ao tema do trabalho pois verificamos que há, de certa forma, sobreposição de conteúdos das competências curriculares (processos meta-cognitivos), inerentes à disciplina de Psicologia, que são também o cerne das aplicações e potencialidades dos PLE.

Considerou-se o impacto, as vantagens e as condicionantes da implementação do PLE, enquanto conjunto de recursos meta-cognitivos, motivadores de diversas aprendizagens. Para tal, é necessária a formação de docentes com competências TIC, que dinamizem e informem na construção e optimização de PLEs.

Estas considerações traduziram-se numa proposta pedagógica concreta, para a aplicação do PLE no currículo da disciplina de Psicologia.

Acreditamos que o PLE poderá ser um espaço de conhecimento, baseado na diversidade de utilizadores, na empatia cultural, na valorização do diferente, ou seja, será também um instrumento propiciador de um "upgrade" do conceito de cidadania participativa, para o século XXI.

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