Há necessidade de reflectir sobre a Integração Curricular das TIC na nossa "escola" de hoje.
As TIC são detentoras de um enorme potencial de acesso à informação, de produção de conhecimento, de desenvolvimento dos indivíduos e como ferramenta de ensino/aprendizagem. Logo, Segundo Castells (2005), a escola, ou a educação, pode ser uma das áreas que ganhará mais com o desenvolvimento das novas tecnologias e dos recursos que estas comportam, pois as TIC aumentam a capacidade que os aprendentes têm em progredir em termos de conhecimento.
A tónica deste trabalho é colocada no potencial pedagógico das tecnologias, mais concretamente, no que concerne à Integração de PLE no currículo.
Segundo Harmelen (2007) os PLEs são sistemas que ajudam os aprendentes a ganhar controlo e a melhor gerir a sua aprendizagem através da definição de metas de aprendizagem, gerindo conteúdos e processos e estabelecendo comunicação com outros processos de aprendizagem, tendo como suporte o seu espaço de trabalho no computador e as mais diversas ferramentas, aplicações e serviços da Web.
Segundo Simões (2010), o PLE potencia a aprendizagem informal e a aprendizagem ao longo da vida, possibilitando que o aprendente seja mais que um colector de informação e conhecimento, passando a ser fonte do mesmo.
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