Personal Learning Eviroment

Bem vindos ao meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE).

Pretendo fazer deste espaço um espaço de trabalho e aprendizagem colaborativa e individual.

A imagem de fundo do meu PLE tenta espelhar este mesmo objectivo, pois tradicionalmente, na minha terra, um copo de vinho é bebido sozinho, cada um bebe o seu, mas só podemos desfrutar plenamente desta bebida e deste ritual se estivermos na companhia uns dos outros, promovendo a partilha, a troca de ideias e a coesão.

Este PLE surge no âmbito da unidade curricular de Integração curricular das TIC e tem como objectivos principais a reflexão e a partilha de informação e conhecimento.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Potencialidades Pedagógicas das TIC - Personal Learning Enviroment - PLE (Relatório do Módulo II)

Há necessidade de reflectir sobre a Integração Curricular das TIC na nossa "escola" de hoje.

As TIC são detentoras de um enorme potencial de acesso à informação, de produção de conhecimento, de desenvolvimento dos indivíduos e como ferramenta de ensino/aprendizagem. Logo, Segundo Castells (2005), a escola, ou a educação, pode ser uma das áreas que ganhará mais com o desenvolvimento das novas tecnologias e dos recursos que estas comportam, pois as TIC aumentam a capacidade que os aprendentes têm em progredir em termos de conhecimento.

A tónica deste trabalho é colocada no potencial pedagógico das tecnologias, mais concretamente, no que concerne à Integração de PLE no currículo.

Segundo Harmelen (2007) os PLEs são sistemas que ajudam os aprendentes a ganhar controlo e a melhor gerir a sua aprendizagem através da definição de metas de aprendizagem, gerindo conteúdos e processos e estabelecendo comunicação com outros processos de aprendizagem, tendo como suporte o seu espaço de trabalho no computador e as mais diversas ferramentas, aplicações e serviços da Web.

Segundo Simões (2010), o PLE potencia a aprendizagem informal e a aprendizagem ao longo da vida, possibilitando que o aprendente seja mais que um colector de informação e conhecimento, passando a ser fonte do mesmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário