Personal Learning Eviroment

Bem vindos ao meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE).

Pretendo fazer deste espaço um espaço de trabalho e aprendizagem colaborativa e individual.

A imagem de fundo do meu PLE tenta espelhar este mesmo objectivo, pois tradicionalmente, na minha terra, um copo de vinho é bebido sozinho, cada um bebe o seu, mas só podemos desfrutar plenamente desta bebida e deste ritual se estivermos na companhia uns dos outros, promovendo a partilha, a troca de ideias e a coesão.

Este PLE surge no âmbito da unidade curricular de Integração curricular das TIC e tem como objectivos principais a reflexão e a partilha de informação e conhecimento.


sábado, 12 de outubro de 2019

A Sociedade da Informação, as TIC e a Escola

Nos últimos anos, a rápida evolução das TIC e a emergência da sociedade da informação têm motivado imensos estudos e reflexões, alguns contraditórios, acerca das mais-valias das TIC, dos problemas a elas associados e dos significados da sociedade da informação. É neste contexto que surge a necessidade de reflectir sobre a Integração Curricular das TIC na nossa "escola" de hoje.

Assim quero partilhar com todos algumas reflexões e revisão bibliográfica que realizaei e que estão relacionadas com esta temática.

Apresento-vos, assim, um trabalho que se centra no papel e desafios da escola perante uma sociedade de informação que recorre e depende, cada vez mais, das TIC. Pretendo, também, fazer uma relação clara entre esta temática e a minha actividade profissional na Iniciativa Novas Oportunidades, integrada no plano tecnológico, iniciativa esta que se configura como uma medida de integração da população adulta nesta sociedade da informação, tecnológica, de forma a educar para uma cidadania activa.

Numa primeira parte abordarei um dos conceitos de sociedade de informação e a relação inevitável com as TIC. Numa segunda parte desta reflexão irei apresentar perspectivas de alguns autores sobre a integração das TIC na escola. Numa terceira parte irei elencar alguns dos mitos e desafios relativamente à integração das TIC na escola, segundo diversos autores. Por fim, irei demonstrar de que forma Portugal está a fazer face a alguns dos desafios que resultam destas problemáticas.

Boa Leitura
PF



1 comentário:

  1. Obrigada Felix. Este documento é muito útil. Dá uma perspectiva geral desta discussão em curso acerca das mais-valias das TIC no campo da educação.
    Há um aspecto que vale a pena explorar. As TIC estão presentes em todas as formas de trabalho. Por exemplo no domínio científico, digamos que em Biologia as TIC já estão, em termos de relevância, a par do microsocópio como instrumento de recolha de dados e também de processamento dos dados e sua divulgação. O conceito relativamente recente de Colaboratorio só é possível graças às TIC

    ResponderEliminar