O autor (Klein, 1985) refere que os currículos são determinados, essencialmente por decisões de dois níveis, nomeadamente a um nível mais abrangente, que envolve essencialmente escolhas de valor básico e um nível mais específico, que envolve planeamento técnico e implementação de elementos curriculares.
Personal Learning Eviroment
Bem vindos ao meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE).
Pretendo fazer deste espaço um espaço de trabalho e aprendizagem colaborativa e individual.
A imagem de fundo do meu PLE tenta espelhar este mesmo objectivo, pois tradicionalmente, na minha terra, um copo de vinho é bebido sozinho, cada um bebe o seu, mas só podemos desfrutar plenamente desta bebida e deste ritual se estivermos na companhia uns dos outros, promovendo a partilha, a troca de ideias e a coesão.
Este PLE surge no âmbito da unidade curricular de Integração curricular das TIC e tem como objectivos principais a reflexão e a partilha de informação e conhecimento.
Pretendo fazer deste espaço um espaço de trabalho e aprendizagem colaborativa e individual.
A imagem de fundo do meu PLE tenta espelhar este mesmo objectivo, pois tradicionalmente, na minha terra, um copo de vinho é bebido sozinho, cada um bebe o seu, mas só podemos desfrutar plenamente desta bebida e deste ritual se estivermos na companhia uns dos outros, promovendo a partilha, a troca de ideias e a coesão.
Este PLE surge no âmbito da unidade curricular de Integração curricular das TIC e tem como objectivos principais a reflexão e a partilha de informação e conhecimento.
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Concordo com o seu resumo do texto de Klein pois aponta os aspectos essenciais que este autor realça relativamente ao deenvolvimento curricular.
ResponderEliminarHá, contudo, dois aspectos que gostaria de apontar:
- o curriculo (em educação, escolar) nunca é desenvolvido por apenas por uma pessoa. É o resultado do trabalho de uma equipa que, em geral, cria funcionalidades de auto-regulação.
- o parágrafo final levanta-me algumas dúvidas pois considero essencial a existência de uma base teórica consistente no currículo. Aliás uma das críticas que se faz ao modelo de Tyler de desenvolvimento curricular e a outros igualmente tradicionalistas é a sua natureza não teórica e não histórica.
Henry Giroux um autor da linha crítica no campo do curricul discute aprofundadamente esta questão e clarifica o conceito de praxis, ou seja, uma forma de desenvolvimento em que a teoria está intimamente ligada à prática. Para saber um pouco mais de Henry Giroux:
http://mingo.info-science.uiowa.edu/~stevens/critped/giroux.htm