Personal Learning Eviroment

Bem vindos ao meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE).

Pretendo fazer deste espaço um espaço de trabalho e aprendizagem colaborativa e individual.

A imagem de fundo do meu PLE tenta espelhar este mesmo objectivo, pois tradicionalmente, na minha terra, um copo de vinho é bebido sozinho, cada um bebe o seu, mas só podemos desfrutar plenamente desta bebida e deste ritual se estivermos na companhia uns dos outros, promovendo a partilha, a troca de ideias e a coesão.

Este PLE surge no âmbito da unidade curricular de Integração curricular das TIC e tem como objectivos principais a reflexão e a partilha de informação e conhecimento.


domingo, 12 de outubro de 2014

Usabilidade nas Ferramentas de Aprendizagem On-Line

O sucesso da aplicação das TIC à educação e na integração curricular está muito dependente da acessibilidade e usabilidade destas ferramentas. 

Denoto, em muitos dos meus colegas de mestrado, alguma dificuldade em escolher uma ferramenta para alojar o seu PLE. Esta dificuldade prende-se, na maior parte dos casos, com questões relacionadas com a usabilidade das ferramentas disponíveis, sendo algumas delas destinadas especificamente para a educação e outras adaptadas a este objectivo.  

Surge então assim a necessidade de criar metodologias de avaliação de usabilidade destas ferramentas com vista à melhoria das mesmas.

Tendo em conta esta problemática partilho com todos um trabalho de reflexão, realizado por mim e por Rui Santos,  sobre a problemática da avaliação da usabilidade em ferramentas e-learning.  

Uma metodologia, como o e-learning, que pretende promover democratização do ensino e permitir o acesso a este a pessoas que de uma outra forma não o teriam, tem que assegurar a usabilidade e a acessibilidade, das suas ferramentas,  ao maior número de pessoas possível, assegurando que diferentes estudantes, com diferentes formas de aprendizagem, com diferentes capacidades físicas e cognitivas sejam capazes de usufruir desta possibilidade de aprender. Para isto, a interacção dos estudantes com estes softwares tem que ser o mais natural e intuitiva possível.


5 comentários:

  1. e-lerning é uma metodologia de ensino ou uma ferramenta?

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia, boas!

    Na minha opinião, e perante as leituras que tenho feito, sem dúvida que se trata de uma metodologia, mas que necessita de ferramentas especificas e adequadas aos objectivos metodológicos do e-learning, às quais chamo ferramentas de aprendizagem online.

    não concordas?

    ResponderEliminar
  3. Entretanto, ao reler o que escrevi na introdução vi onde incidia a tua questão. Tens toda a razão! O último parágrafo desta intro deveria estar mais claro, pois juntei/baralhei metodologias e ferramentas. Vou corrigir!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por ter disponibilizado este vosso trabalho. Chama a atenção para aspectos muito importantes para o desenvolvimento do e-learning.
    É de facto importante clarificar o conceito de e-learning. Para essa clarificação creio ser importante ter em consideração os diferentes contextos em que ele ocorre. Para já consideremos a classificação clássica: formal, não formal e informal. Parece que por vezes se misturam as coisas. Não quero dizer que discorde que se faça tal mistura mas ela tem de ser feito com conhecimento. Em suma, tendo a colocar o PLE no contexto informal, embora possam ser criadas pontes com o não formal e o formal. Mas é preciso investigar muito seriamente a sua natureza e qualidade.

    ResponderEliminar