O sucesso da aplicação das TIC à educação e na integração curricular está muito dependente da acessibilidade e usabilidade destas ferramentas.
Denoto, em muitos dos meus colegas de mestrado, alguma dificuldade em escolher uma ferramenta para alojar o seu PLE. Esta dificuldade prende-se, na maior parte dos casos, com questões relacionadas com a usabilidade das ferramentas disponíveis, sendo algumas delas destinadas especificamente para a educação e outras adaptadas a este objectivo.
Surge então assim a necessidade de criar metodologias de avaliação de usabilidade destas ferramentas com vista à melhoria das mesmas.
Tendo em conta esta problemática partilho com todos um trabalho de reflexão, realizado por mim e por Rui Santos, sobre a problemática da avaliação da usabilidade em ferramentas e-learning.
Uma metodologia, como o e-learning, que pretende promover democratização do ensino e permitir o acesso a este a pessoas que de uma outra forma não o teriam, tem que assegurar a usabilidade e a acessibilidade, das suas ferramentas, ao maior número de pessoas possível, assegurando que diferentes estudantes, com diferentes formas de aprendizagem, com diferentes capacidades físicas e cognitivas sejam capazes de usufruir desta possibilidade de aprender. Para isto, a interacção dos estudantes com estes softwares tem que ser o mais natural e intuitiva possível.
e-lerning é uma metodologia de ensino ou uma ferramenta?
ResponderEliminare-learning (faltou o a)
ResponderEliminarOlá Sofia, boas!
ResponderEliminarNa minha opinião, e perante as leituras que tenho feito, sem dúvida que se trata de uma metodologia, mas que necessita de ferramentas especificas e adequadas aos objectivos metodológicos do e-learning, às quais chamo ferramentas de aprendizagem online.
não concordas?
Entretanto, ao reler o que escrevi na introdução vi onde incidia a tua questão. Tens toda a razão! O último parágrafo desta intro deveria estar mais claro, pois juntei/baralhei metodologias e ferramentas. Vou corrigir!
ResponderEliminarObrigado
Obrigada por ter disponibilizado este vosso trabalho. Chama a atenção para aspectos muito importantes para o desenvolvimento do e-learning.
ResponderEliminarÉ de facto importante clarificar o conceito de e-learning. Para essa clarificação creio ser importante ter em consideração os diferentes contextos em que ele ocorre. Para já consideremos a classificação clássica: formal, não formal e informal. Parece que por vezes se misturam as coisas. Não quero dizer que discorde que se faça tal mistura mas ela tem de ser feito com conhecimento. Em suma, tendo a colocar o PLE no contexto informal, embora possam ser criadas pontes com o não formal e o formal. Mas é preciso investigar muito seriamente a sua natureza e qualidade.